foto

foto
joaobnascimento

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Bahfoi ou Bahia?

Foto: historia-brasil.com

Bahfoi ou Bahia?

Pedro Álvares Cabral
Aportou com sua esquadrilha
Encontrou um velho índio
Sentado em sua ilha

O velho índio muito surpreso
Fumando seu velho charuto
Escutou e observou tudo
Muito esperto bem astuto

Pelado, pois era o dono.
De tudo ao seu redor
Andava como queria
Sem roupa e sem paletó

Mal sabia o que trazia
Aquelas grandes embarcações
Povos sábios astuciosos
Sempre dono das razões

Cabral chegou para o índio
Começou logo a falar
Como é o nome da terra?
Você pode me informar?

O índio astucioso
Pensou o que ia falar
Senhor o nome eu não sei
Mas todos chamam de bah

Cabral muito esperto
Querendo ser muito ordeiro
Sentou ao lado do índio
Debaixo de um coqueiro

O índio com seu charuto
Olhando sem confiança
Afastou-se logo para o lado
Mantendo sempre à distância

Falou logo de imediato
O que o senhor deseja?
Fale rápido e se afaste
Diga logo o que almeja?

Cabral foi logo dizendo
Meu barco a vela rasgou
Peço-lhe que vá nadando
Diga ao meu povo o que se passou!

Pra homenagear você
Chamar-lhe-ei de bahfoi
Assim ficarás gravado
Seu nome todos saberão depois

O índio bem preguiçoso
Sem mover nem o pescoço
Foi dizendo pro Cabral
Sair daqui vai ser osso

Prefiro que o senhor volte
Com saúde e energia
Diga que aqui não é bahfoi
Agora aqui se chama Bahia

Eu não vou pra lugar nenhum
Daqui eu não saio não
Pois estou muito cansado
De sentar a bunda no chão

Se o senhor quiser chegar
Traga toda sua comitiva
Desde esse dia então o índio
Não teve mais vida ativa.

AUTOR: JOABNASCIMENTO
DATA: 14/02/16
Recanto das Letras: JOABNASCIMENTO
Blog: joaobnascimento55.blogspot.com
Twitter: @ljoaobatista

Nenhum comentário:

Postar um comentário